Dr. Wuilker Knoner Campos

Dr. Wuilker Knoner Campos

CRM 12148 - Especialidade

Neurocirurgião
Neurocirurgia Geral
NeurocirurgiaFuncional e Dor
Cirurgia da Coluna Vertebral
Neurointensivismo

Dr. Wuilker é natural de Campo Mourão/PR e habitante de Florianópolis desde 1993, onde concluiu sua graduação em Medicina pela UFSC em 2005. Possui formação neurocirúrgica nos seguintes centros de referência:

• Neurocirurgia Geral (Residência médica): Hospital Federal Bonsucesso - Rio de Janeiro, RJ.
• Estágio na Barrow Neurological Institute (BNI) - Phoenix, EUA.
• Neurointensivismo: Pós-graduação Latu Sensu pelo Hospital Sírio-Libanês - São Paulo, SP.
• Neurocirurgia Funcional e Dor: Hospital Das Clínicas da USP - São Paulo, SP.
• Cirurgia Oncológica e Degenerativa da Coluna Vertebral: Instituto Rizzoli – Bolonha, Itália.

Durante sua formação, Dr. Wuilker foi convidado a participar do Grupo de Neurocirurgiões associados NEURON para agregar ao grupo as novas técnicas em tratamento de DOR e de patologias da COLUNA VERTEBRAL, além das tradicionais patologias neurocirúrgicas.

Desta forma Dr. Wuilker juntamente com Dr. Marcelo Linhares desenvolvem em conjunto a área neurocirúrgica chamada NEUROCIRURGIA FUNCIONAL. A Neurocirurgia Funcional é uma subespecialidade da Neurocirurgia, que consiste basicamente em um grupo de procedimentos cirúrgicos que visam corrigir os processos aberrantes de comunicação sináptica alterada no sistema nervos através da NEUROMODULAÇÃO. Desta forma, este processo visa tratar anormalidades neurofisiológicas e pode ser executado tanto através de ablação cirúrgica (anatômica) quanto estimulação elétrica (fisiológica).

Além disso, Dr. Wuilker juntamente com Dr. Daniel Santos desenvolvem a área de CIRURGIA DA COLUNA VERTEBRAL através das técnicas tradicionais e minimamente invasivas.

Dentro do arsenal neurocirúrgico no TRATAMENTO INTERVENCIONISTA DA DOR do Dr. Wuilker, fazem parte o implante de ELETRODO DE ESTIMULAÇÃO MEDULAR, INFILTRAÇÕES E BLOQUEIOS DE NERVOS, RIZOTOMIAS POR RADIOFREQUÊNCIA, ablação de DREZ, implante de BOMBA DE FÁRMACOS (MORFINA, BACLOFENO, ETC), NUCLEOPLASTIA, ANULOPLASTIA, dentre outros procedimentos cirúrgicos considerados para dores clinicamente intratáveis.

Como atividades acadêmicas, Dr. Wuilker ainda participa do ensino aos alunos da graduação em Medicina da UFSC como professor das disciplinas de Neurologia/Neurocirurgia.

Em 2013, ele estará ainda iniciando seu Doutorado em Neurociências pela UFSC.

Para saber mais sobre o Curriculum Vitae do Dr. Wuilker clique em CV LATTES