O câncer de cérebro tem como principal característica a presença de células anormais no cérebro ou nas meninges, que são membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, cerca de 88% dos tumores de Sistema Nervoso Central são no cérebro.

A maioria são benignos e possuem cura, podendo ser tratados com cirurgia. Porém, nos casos de tumor maligno o tratamento pode ser com a realização de quimioterapia, radioterapia ou terapia alvo. 

O tempo de crescimento do câncer de cérebro é variável, podendo ser medido em dias ou até em anos. O que determina se terão comportamento agressivo ou crescimento lento é basicamente o tipo de tumor e seu grau de diferenciação.

Tipos de câncer de cérebro

O tumor no cérebro pode ser classificado como primário, quando se inicia no cérebro e as células normais se originam do próprio sistema nervoso. 

O câncer também pode ser secundário quando as células anormais do tumor no cérebro surgem a partir de outro órgão com câncer no pulmão ou mama, e se espalham para o cérebro. Os principais tipos de tumor cerebral primário são:

Glioblastoma:  tumor maligno, atinge as células da glia, que são responsáveis por auxiliar nas funções dos neurônios. Tem o crescimento muito rápido.

Adenoma de hipófise:  é caracterizado pelo acometimento da glândula que se encontra na base do cérebro, a adeno-hipófise, causando efeitos sobre todo o organismo. Com crescimento relativamente rápido.

Meningioma: são tumores benignos, tumor nas meninges, que são membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso central. Com o crescimento extremamente lento.

Astrocitoma: são os tumores mais comuns, ele atinge as células que sustentam os neurônios.

Meduloblastoma: mais comum em crianças, atinge o cerebelo e normalmente tende a ter boa resposta ao tratamento.

Quais são os sintomas de câncer no cérebro

Os sinais e sintomas dos tumores cerebrais podem ocorrer gradualmente e se agravar ao longo do tempo ou podem acontecer de repente, como uma convulsão. Os principais sintomas de câncer no cérebro são: dor de cabeça, alteração na visão, dormência ou formigamento, alteração na fala e convulsão.

Esses sintomas podem variar conforme o local em que o tumor aparece, e pode até mesmo causar alteração no comportamento, no humor, dificuldade para ficar em pé ou para andar, além de náuseas, vômitos, e alteração na coordenação motora.

Fatores de risco que podem levar ao câncer de cérebro

Alguns estudos sugerem que existem fatores de risco que podem aumentar a incidência do câncer de cérebro, são eles: exposição à radioterapia, doenças genéticas e situações que afetam a imunidade.

Como tratar 

Como existem vários tratamentos, o que é levado na hora da realização é o  tamanho, tipo, grau do tumor e também depende se o tumor se espalhou para outras partes do sistema nervoso central. 

A quimioterapia tem o objetivo de destruir as células tumorais, é feita a aplicação de medicamentos diretamente na veia, através de um cateter. 

Existe também a radioterapia, que são feixes de radiação emitidos por uma máquina específica, os feixes de radiação agem diretamente no local do tumor, matando as células cancerosas. 

A terapia-alvo é outra alternativa de tratamento, esse método usa drogas para atacar especificamente as células cancerígenas, provocando pouco dano às células normais. 

Outra opção é a cirurgia, mas só é realizada dependendo da localização do tumor. 

Diagnóstico do Câncer de Cérebro 

São diversos os exames capazes de detectar um tumor cerebral, mas o mais preciso deles é a ressonância magnética, que examina o cérebro e a medula espinhal. Porém, não há exames de rotina para diagnóstico precoce desse câncer. 

Então, o alerta fica para constantes alterações de algumas funções do organismo, fique atento às mudanças do seu corpo e procure um especialista. 

A Clínica Neuron possui profissionais especializados para analisar cada caso. Agende agora uma consulta.