A dor de cabeça é todo incômodo localizado na região da cabeça, ou seja, na testa, têmporas, e até na parte de trás do crânio. Qualquer sensação dolorosa nessa parte do seu corpo é considerada cefaléia. 

Por que sentimos dor de cabeça

A origem tem causas variadas que podem ser um sinal de alerta para um distúrbio em qualquer parte do corpo, inclusive no cérebro. A dor de cabeça pode ser uma consequência de: gripe, meningite, sinusite, traumas cranianos, tumores e problemas na região cervical e problemas relacionado ao sistema nervoso central 

Os principais tipos 

Existem diferentes tipos que podem ocorrer por diversas causas.

Enxaqueca: a principal característica é a dor intensa e pulsante, que pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, tonturas e sensibilidade à luz solar. Essa dor normalmente pode permanecer por até 72 horas. Ela ataca geralmente mais um lado da cabeça e isso pode prejudicar a visão e causar sensibilidade a certos cheiros e dificuldade de concentração. Para tratar é indicado tomar  analgésicos e anti-inflamatórios

Dor de cabeça tensional: ela pode ser causada por uma má postura, ansiedade, má posição durante o sono e  estresse. Os sintomas mais comuns da cefaleia tensional são dor leve a moderada, em forma de pressão, como se tivesse um capacete na cabeça. A dor de cabeça tensional afeta os dois lados, na nuca ou na testa. Causa sensibilidade excessiva nos ombros, pescoço e couro cabeludo.

Pode ser tratado com uma massagem no couro cabeludo, fazer alguma atividade ou tomar um banho quente, por exemplo. Se isto não resolver é indicado tomar remédios analgésicos, como paracetamol, ibuprofeno ou aspirina..

Cefaleia em salvas: uma doença rara, que tem como característica uma dor de cabeça muito forte e lancinante, mais forte que a enxaqueca. Ela atinge apenas um lado do rosto e do olho, e surge na maior parte das vezes durante o sono, o que faz com que a pessoa perca o sono. A dor pode ser muito intensa e repetir-se várias vezes ao longo do dia. Pode causar também corrimento nasal, inchaço da pálpebra e vermelhidão e lacrimejamento do olho do mesmo lado da dor. 

Essa doença não tem cura, os tratamentos são apenas para atenuar ou diminuir a sua duração. Os remédios mais usados são anti-inflamatórios não esteróides e analgésicos fortes. Além destes tipos de dor de cabeça, ela também pode surgir devido a causas como alterações hormonais, hipertensão ou lesões na cabeça.

Sinusite: é uma inflamação dos seios nasais, que na maior parte das vezes causa dor na cabeça ou na face. A dor pode piorar quando abaixa a cabeça ou se deita. Além da dor de cabeça causada pela sinusite, podem-se manifestar outros sintomas, como dor ao redor do nariz e em volta dos olhos, corrimento e congestão nasal, tosse, febre e mau hálito. Para tratar podem ser usados  remédios anti-histamínicos e descongestionantes. Caso se desenvolva uma infecção, pode ser necessário tomar antibiótico.

Tratamentos alternativos 

A dor de cabeça pode ser aliviada sem remédios, através de medidas simples como por exemplo o uso de compressas frias ou quentes de 10 a 20 minutos aplicadas no local da dor. 

A massagem na cabeça além de relaxar é ótima para aliviar a dor, pois mobiliza a corrente sanguínea, diminuindo a dor.

A dor pode ser um indicativo de que o corpo precisa de descanso e, por isso, ter uma boa noite de sono pode ajudar a aliviar. 

Se você possui alguma dessas dores procure um especialista. Na Neuron Dor você encontra profissionais capacitados para ajudá-lo.

A Clínica Neuron possui profissionais especializados para analisar cada caso. Agende agora uma consulta.