O uso abusivo dos Smartphones e Tablets tem contribuído consideravelmente para aumento das dores na coluna, principalmente na coluna cervical. Sem se dar conta, as pessoas estão a toda hora mexendo nos seus aparelhos para ler suas mensagens e-mails, redes sociais, WhatsApp, ou seja, o celular hoje fica mais na mão do usuário como um computador de mão que no ouvido dele como celular de fato. E pela lei do menor esforço, é mais fácil flexionar a cabeça para baixo para manipular o celular do que elevar os braços para trazer o celular à frente dos olhos. Assim, a cabeça é jogada para frente fazendo com que a coluna cervical tenha que aumentar sua contra força axial para segurar a cabeça que fica pênsil para frente, causando stress de carga sobre os músculos, ligamentos e discos da coluna, principalmente a coluna cervical.

A carga sobre a coluna aumenta absurdamente com pequenas angulações que o pescoço faz ao inclinar a cabeça para mexer nestes aparelhos. Por exemplo, com 15 graus de inclinação a carga aumenta mais 12Kg sobre o pescoço, e se aumentar esta angulação para 60 graus, a carga chega a 27Kg. Ou seja, além de todo peso normal da cabeça, a coluna cervical ainda tem que suportar este peso extra conforme vai inclinando a cabeça para frente para mexer nestes aparelhos.

 

Agora imagina quantas vezes por dia uma pessoa inclina a cabeça nestas angulações para mexer nos seus aparelhos (smartphones e tablets)?

Uma pesquisa revelou que os usuários destes aparelhos chegam a consultar mais de 150 vezes/dia o aparelho, o que daria em torno de 4h de uso por dia, e no ano 1400 horas. Na faixa etária dos estudantes, este número pode ainda triplicar. O resultado destes vícios de posturas relacionados com estes aparelhos,  aumento nos consultórios na ordem 40%-50% de pacientes jovens com dores de coluna e as vezes até hérnias de disco, além de cirurgias de coluna cada vez mais cedo. Como exemplo disso, sempre citamos o caso de uma paciente que fez uma viagem prolongada no banco de trás do carro usando um tablete para entretenimento na viagem, e ao final da viagem chegando em Florianópolis o seu braço paralisou derrubando o tablet, quando então veio às pressas para nosso consultório e imediatamente foi feita uma ressonância magnética da coluna cervical que mostrava uma hérnia de disco cervical extrusa (expulsa do seu local de origem, do espaço discal). Devido à compressão de nervos e da medular, paciente fez cirurgia de urgência.

 

Como prevenir o mau uso destes aparelhos?

Não temos como evitar o uso destas tecnológicas, mas podemos nos policiar sobre as más posturas, fazer atividades físicas, alongamentos da coluna. Podemos minimizar estes problemas com dicas simples de uso racional destes aparelhos.

Destacamos 5 dicas para evitar os problemas de coluna:

  1. Limitar o uso destes aparelhos: você não precisa checar seus e-mails, redes sociais ou WhatsApp a cada minuto, estabeleça períodos mais espaçados para isso.
  2. Faça pausas no trabalho: se você trabalha na frente do computador, ou com tablete ou ate mesmo celular, faça pausas a cada 1h de trabalho para alongar sua coluna por 2-3 minutos para cada hora de trabalho;
  3. Faça exercícios de rotação da coluna cervical;
  4. Aplicar rolo de toalha sobre a coluna cervical ao chegar em casas;
  5. Procurar sempre uma boa postura ereta.

 

Caso persistam os sintomas de dor na coluna, uma avaliação médica presencial é obrigatória para o diagnóstico e tratamentos corretos.