O que é EMTr?

A Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMTr) é um procedimento médico, que utiliza estímulos elétricos e magnéticos excitatórios ou inibitórios para reestabelecer o funcionamento cerebral. Os estímulos aplicados no paciente provêm de um aparelho com bobinas que geram campos magnéticos de até 3 teslas. Estes campos magnéticos quando aplicados no cérebro por fora e através do crânio, disparam correntes elétricas no tecido cerebral, que promovem o efeito terapêutico desejado, dependendo do alvo preterido e indicação.

Método Aprovado pelo Conselho Federal de Medicina e Anvisa.

Em 1992, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) começou a ser aplicada para tratamento da depressão. A técnica médica foi aprovada pela FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos EUA, em 2008. No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentou o uso do aparelho de Estimulação Magnética Transcraniana em março de 2006 e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 2011. Além disso, apresenta nível de evidência significativo de acordo com a Medicina Baseada em Evidência.

Quais as indicações do EMTr?

A Estimulação Magnética Transcraniana tem sido utilizada no tratamento dos seguintes transtornos neurológicos:

• Depressão;
• Alucinação auditiva (ex: esquizofrenia);
• Zumbido crônico;
• Dor crônica;
• Recuperação do acidente vascular cerebral;

Atualmente vem sendo amplamente estudada em diversas outras doenças, tais como: ansiedade, transtorno bipolar, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno do stress pós-traumático (TSPT), tiques, síndrome de Tourette, epilepsia, espasticidade da esclerose múltipla, doença de Parkinson, distonia entre outras.

Características do tratamento com EMTr:

• É praticamente isenta de efeitos colaterais (quando realizado de maneira personalizada com médico com experiência em Estimulação Magnética Transcraniana)

• Rápida resposta ao tratamento (depende da individualidade de cada pessoa)

• Tratamento seguro, não invasivo e não requer anestesia (quando realizado por médico especialista)

• O tratamento é definido individualmente com cada paciente

• Não é preciso interromper tratamento com medicamentos para iniciar a EMTr

Antes de iniciar o tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), o paciente é devidamente avaliado pelo médico. O número de aplicações não é padronizado, cada caso deve ser avaliado individualmente. Há um certo consenso de que não deve ser previamente fixado, pois depende de vários fatores como: diagnóstico, gravidade, refratariedade e cronicidade. A maioria dos pacientes requerer entre 10 a 20 sessões. Após estas sessões iniciais as sessõess de Estimulação Magnética Transcraniana podem ser espaçadas gradativamente e ser realizado o tratamento de manutenção (por ex: semanal, quinzenal, mensal, bimestral, conforme a avaliação e indicação). Cada sessão de Estimulação Magnética Transcraniana tem duração média aproximada de 30 minutos. O local de aplicação da Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) pode ser a própria clínica, onde após receber o tratamento com EMT, o paciente vai para casa em seguida, sem necessidade de internação.