Responsável por 85% dos casos de derrame, o Acidente Vascular Isquêmico (AVCi) é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro, por conta de uma obstrução arterial.   A falta de nutrientes pode levar à morte de neurônios em minutos, aumentando a área de necrose com o avançar do processo. Por isso, o reconhecimento precoce dos sintomas e encaminhamento rápido a um hospital de referência é muito importante.  As causas mais comuns de AVCi estão associadas à aterosclerose, tendo como fatores de risco principais a hipertensão arterial, o fumo, o diabetes, o colesterol alto, e arritmias cardíacas.  O controle destas doenças, somados a hábitos saudáveis de vida, são imperativos para a prevenção desta enfermidade.  A cada 7 segundos, uma pessoa morre no mundo por AVC.

Sintomas e diagnóstico

O diagnóstico precoce e, consequentemente, seu rápido tratamento dependerá da rapidez com que o paciente, familiares ou acompanhantes reconhecem os sintomas que se iniciam de forma súbita:

• Paralisia ou formigamento de um lado do corpo, podendo causar dificuldade para andar;
  • Paralisia da face (perda de força da musculatura do rosto, ficando com a “boca torta”);
  • dificuldade para falar ou engolir;
  • dificuldade para enxergar;
  • Perda da coordenação motora;
  • Outros.

Tratamento

O tratamento mais preciso consiste na desobstrução das artérias cerebrais, através da aplicação venosa de um medicamento trombolítico, que dissolve o coágulo e normaliza o fluxo sanguíneo cerebral.  Esse tratamento deve ser aplicado em até 4 horas e 30 minutos do início dos sintomas, respeitando-se algumas condições que contra-indicam o mesmo.  Caso a artéria não tenha sido desobstruída com o trombolítico, em caso de contra-indicação do mesmo, ou se passou deste tempo de 4h30min desde o início dos sintomas, existe ainda a opção do tratamento chamado de Trombectomia Mecânica onde, através de um procedimento endovascular, microcatéteres são levados até as artérias cerebrais para desobstruí-las por aspiração ou captura do coágulo, tratamento este podendo ser realizado em até 6 horas do início do quadro ou, em casos específicos, além deste período.

Independentemente da técnica, trombólise ou trombectomia mecânica, o fator fundamental para um bom resultado é o tempo.  Quanto menor o tempo entre os sintomas e o tratamento, menor a chance de necrose de células cerebrais e, assim, maiores as chances de recuperação ou reversão do quadro.